segunda-feira, 23 de março de 2009

Após 25 de Abril

Aqui vos deixo com algo que encontrei no brilhante blog da Escola E-B 2-3 de Azeitão:



Trata-se da capa do jornal República, do dia 25 de Abril de 1974, que orgulhosamente enuncia a tomada de posse do MFA (Movimento das Forças Armadas) e exibe as fotos dos Generais Costa Gomes e António de Spínola que eram indicados para a possibilidade de uma formação de uma junta militar. À direita lemos notícias relacionadas também com a Revolução daquele dia – A rendição do Governo de Marcello Caetano no Quartel do Carmo e a proclamação da Junta de Salvação Nacional.
Mais curioso ainda, é a faixa inferior que nos é apresentada: “ESTE JORNAL NÃO FOI VISADO POR QUALQUER COMISSÃO DE CENSURA”. Como nos diz o autor do Blog Memória Com. História “uma justificada pontinha de vingança”.

Resolvi acrescentar também o vídeo que encontrei do discurso do General António de Spínola em que este, faz a leitura da Proclamação da Junta de Salvação Nacional, abonando “o compromisso de garantir a sobrevivência da Nação como Pátria soberana no seu todo pluricontinental.”




ps: colegas, aconselho-vos a visitar o blog que referi, é redigido pelo grupo de História da Escola E-B 2-3 de Azeitão e é bastante rico no que toca a imagens. Vão ficar surpreendidos com a quantidade de curiosidades que por lá encontrarão.


Joana Guiomar - Grupo de 1974

Um comentário:

memória c/ história disse...

Sinto sempre uma alegria imensa quando vejo projectos de alunos com a qualidade do vosso.
Seria caso para dizer que está a "ganhar asas" não fosse o caso de voar já...!!!
Um beijinho e imensos parabéns também para o/a prof. que vos acompanha neste sonho...

ps- como sou muito preguiçoso,deixo como comentário a observação que fizemos no nosso blog.
..........................estas enormes reticências são o resto do entusiasmo!