segunda-feira, 23 de março de 2009

Barra Cronológica

Olá, colegas!
Deixo-vos aqui um site com algumas informações e imagens sobre todos os anos que estamos a tratar. Basta clicar em "Presidentes" e em seguida em "Barra Cronológica".

http://www.museu.presidencia.pt

Bom trabalho!

Após 25 de Abril

Aqui vos deixo com algo que encontrei no brilhante blog da Escola E-B 2-3 de Azeitão:



Trata-se da capa do jornal República, do dia 25 de Abril de 1974, que orgulhosamente enuncia a tomada de posse do MFA (Movimento das Forças Armadas) e exibe as fotos dos Generais Costa Gomes e António de Spínola que eram indicados para a possibilidade de uma formação de uma junta militar. À direita lemos notícias relacionadas também com a Revolução daquele dia – A rendição do Governo de Marcello Caetano no Quartel do Carmo e a proclamação da Junta de Salvação Nacional.
Mais curioso ainda, é a faixa inferior que nos é apresentada: “ESTE JORNAL NÃO FOI VISADO POR QUALQUER COMISSÃO DE CENSURA”. Como nos diz o autor do Blog Memória Com. História “uma justificada pontinha de vingança”.

Resolvi acrescentar também o vídeo que encontrei do discurso do General António de Spínola em que este, faz a leitura da Proclamação da Junta de Salvação Nacional, abonando “o compromisso de garantir a sobrevivência da Nação como Pátria soberana no seu todo pluricontinental.”




ps: colegas, aconselho-vos a visitar o blog que referi, é redigido pelo grupo de História da Escola E-B 2-3 de Azeitão e é bastante rico no que toca a imagens. Vão ficar surpreendidos com a quantidade de curiosidades que por lá encontrarão.


Joana Guiomar - Grupo de 1974

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dinamização cultural e as MULHERES !!!

Parabéns Melissa!

Alunos

quero dar os parabéns à Melissa por ter encontrado um site fantástico sobre o 25 de Abril. O grupo que tem esta data deve explorar o mesmo ! Este site é também útil para quem tem 1957, 1968 e 1978!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Música - Festival Eurovisão da Canção de 1974

No ano em que os legendários suecos ABBA ganharam o primeiro lugar no Festival Eurovisão da Canção, com a música “Waterloo”, Portugal concorria às finas com a música “E depois do Adeus” escrita por José Niza - que foi um conceituado médico, compositor e politico - e interpretada por Paulo de Carvalho.

As finais do Festival deram-se no Reino Unido, mais concretamente em Bringhton, no dia 6 de Abril. A música que Portugal levou a concorrer, depois de ter ganho o Festival da Canção da RTP, conseguiu o décimo quarto lugar e foi usada poucos dias depois como senha para o começo da Revolução, no dia 25 de Abril, Revolução essa que prostrou o regime ditatorial que se vivia em Portugal.

Deixo-vos com o vídeo da actuação de Paulo de Carvalho nas finais do Festival Eurovisão da Canção (1974):






Grupo de 1974 - Joana Guiomar

terça-feira, 10 de março de 2009

Tudo sobre o 25 de Abril

http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=pintmur

Site sobre o 25 de Abril ! Aproveitem !!

Fotografias - Sociedade e Estilo de Vida 1974

Fig.1 Moda - Bocas de Sino
Fig.2 Jovens Vanguardistas

Fig. 3 Educação - Livro da Primeira Classe


Grupo de 1974 - Joana Guiomar

domingo, 8 de março de 2009

Site útil

Boa noite, colegas.

Este site é sobre 1974. Tem aspectos importantes em todos os temas que estamos a desenvolver neste projecto. São representados em gráficos e algumas imagens.

Bom trabalho.

Melissa Coimbra

quarta-feira, 4 de março de 2009

Olá a todos! :D

O nosso grupo é o responsável pela pesquisa relativo às datas de 1957, 1978 e 2008.

Temos nos confrontado com algumas dificuldades em relação à recolha de informação pois os livros não têm muita informação relativo aos diferentes tópicos que estamos a tratar.
A escassez de informação é mais evidente nos tópicos do desporto e sociedade/estilo de vida.

Apesar das dificuldades com que nos deparamos, vamos continuar a pesquisar e a dar o nosso melhor para obter-mos os melhores resultados possíveis.

Continuação de bom trabalho a todos os grupos e aproveitem os conhecimentos que estão a adquirir!

O grupo:

Carla, Glenda, Lorrainne, Telma e Yonnina.